TEMA DE REDAÇÃO – A importância da alfabetização midiática para o combate à desinformação

TEXTOS MOTIVADORES
TEXTO 01
O impacto das fake news nas eleições brasileiras
Estudo recente da Universidade de São Paulo (USP) aponta que as notícias falsas (fake news) tiveram papel significativo nas eleições de 2018 e 2022 no Brasil. Veiculadas principalmente via redes sociais, essas notícias muitas vezes confundem o eleitorado e distorcem a percepção pública de fatos importantes. A pesquisa ainda destacou que a falta de educação midiática torna a população vulnerável à manipulação de informações.
Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/poder/2023/03/fake-news-no-brasil-eleicoes.shtml
TEXTO 02
Alfabetização midiática e informacional na escola: uma necessidade urgente
A Unesco define alfabetização midiática e informacional como um conjunto de competências que capacitam as pessoas a acessarem, entenderem, avaliarem e usarem criticamente as mídias e a informação de forma ética. Em um mundo cada vez mais digital, a falta dessa competência entre os jovens os expõe a perigos, como desinformação e manipulação, principalmente em tempos de crise global, como durante a pandemia de Covid-19.
Fonte: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000246421
TEXTO 03

TEXTO 04

PROPOSTA DE REDAÇÃO
A partir da leitura dos textos motivadores e dos seus conhecimentos construídos ao longo da sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo na modalidade formal da língua portuguesa sobre o tema “A importância da alfabetização midiática para o combate à desinformação”, apresentando uma proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione de forma coesa e coerente argumentos e fatos para a defesa de seu ponto de vista.
Share this content: