Caminhos para a consolidação da alfabetização de jovens e de adultos no Brasil

Caminhos para a consolidação da alfabetização de jovens e de adultos no Brasil

Texto I

Você sabe o que é a Educação de Jovens e Adultos – EJA?

Por Júlia Silva Lobo Campos / 16/09/2024

A educação é um tema que suscita discussões variadas. Desde a sua origem como direito até a relação com a vivência dos sujeitos, é um objeto de relevância em diferentes setores. A Educação de Jovens e Adultos – EJA, se constitui como uma política que acarreta também debates envolvendo seu funcionamento e bases fundamentais.

Ao colocar em destaque um grupo focal e sua relação com o ensino e o conhecimento, a EJA é capaz de revelar uma série de questões latentes sobre a realidade. Formas de vida distintas, conflitos sociais subjacentes e o próprio conceito de educação são exemplos do potencial discursivo do assunto.

O que é a Educação de Jovens e Adultos – EJA?

A Educação de Jovens e Adultos é uma política federal e modalidade de ensino que visa fornecer educação a jovens, adultos e idosos em todo o país. A iniciativa surgiu como medida para pensar a questão do analfabetismo em adultos no Brasil, bem como acessibilizar a oportunidade do estudo àqueles que por alguma razão não a tiveram.

Ofertada majoritariamente no período noturno, a EJA se constitui como uma oferta pública e gratuita de ensino para a população de quinze anos ou mais que não obteve permanência e/ou frequência escolar dentro da faixa etária indicada.

São variados os motivos pelos quais as desistências e as evasões escolares podem ocorrer. A sua maioria têm referência aos Anos Finais do Ensino Fundamental e ao Ensino Médio. Logo, o conteúdo aplicado pela EJA visa abordar temas referentes a tal período escolar junto a formação do pensamento crítico e do desenvolvimento do sujeito enquanto estudante, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Além de escolas de ensino regular, a EJA também é ofertada em unidades do SESI (Serviço Social da Indústria) e SENAC (Serviços Nacional de Aprendizagem do Comércio). Ao completar os módulos, que podem ser semestrais ou anuais, o sujeito adquire seu certificado de conclusão através do ENCCEJA (Exame Nacional de Conclusão e Certificação da Educação de Jovens e Adultos) ou pela prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

https://www.politize.com.br/educacao-de-jovens-e-adultos

Texto II

O Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos é uma política pública construída de forma colaborativa pelo Ministério da Educação (MEC) com a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios. O Pacto reúne ações de articulação intersetorial implementadas com a participação de ministérios, da sociedade civil organizada, de organismos internacionais e do setor produtivo. As finalidades do Pacto são: superar o analfabetismo; elevar a escolaridade; ampliar a oferta de matrículas da educação de jovens e adultos (EJA) nos sistemas públicos de ensino, inclusive entre os estudantes privados de liberdade; e aumentar a oferta da EJA integrada à educação profissional.

De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) 2023, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil em 2023, havia 9,3 milhões de pessoas com 15 anos ou mais de idade não alfabetizadas. Isso equivale a uma taxa de não alfabetizados de 5,4%. Por isso, a alfabetização de jovens e adultos é necessária para garantir o direito à educação desse grupo que nunca frequentou a escola ou não concluiu a educação básica. 

Em quatro anos, o Pacto tem como metas alcançar, em todas as unidades da Federação e em seus 5.570 municípios:

3f1d47f2-2674-45be-8bb9-9aea336be533 Caminhos para a consolidação da alfabetização de jovens e de adultos no Brasil
image-7 Caminhos para a consolidação da alfabetização de jovens e de adultos no Brasil

https://www.gov.br/mec/pt-br/pactoeja

Texto III

Ministério da Educação (MEC) lançou duas publicações voltadas a professores da alfabetização: o Livro do Professor Alfabetizador e o Livro de Atividades. As duas obras reúnem, respectivamente, conteúdos do curso Práticas de Alfabetização e atividades complementares contidas no Sistema On-Line de Recursos para Alfabetização (Sora).

O curso Práticas de Alfabetização faz parte do Tempo de Aprender, programa estratégico na operacionalização da Política Nacional de Alfabetização. Já o Sora consiste em um repositório de estratégias, atividades, avaliações e recursos pedagógicos para o planejamento de aula.

image-5 Caminhos para a consolidação da alfabetização de jovens e de adultos no Brasil

https://www.gov.br/pt-br/noticias/educacao-e-pesquisa/2021/09/governo-federal-lanca-livros-com-estrategias-de-alfabetizacao-baseadas-na-ciencia

Texto IV

image-4 Caminhos para a consolidação da alfabetização de jovens e de adultos no Brasil

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Caminhos para a consolidação da alfabetização de jovens e de adultos no Brasil”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para a defesa de seu ponto de vista.

Share this content:

Karla Gomes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *