Educação 4.0 e educação especial: desafios e oportunidades para a inclusão na era digital

Educação 4.0 e educação especial: desafios e oportunidades para a inclusão na era digital

TEXTO 01

O MERCADO DE TECNOLOGIAS PARA A EDUCAÇÃO

Em 2020, o mercado global de educação movimentou cerca de USD 5,4 trilhões. Estimativas projetam que em 2025 esse mercado alcançará a cifra de USD 7 trilhões, com acréscimo populacional de cerca de 2 bilhões de estudantes em nível secundário e pós secundário até 20504. O segmento de tecnologias digitais para a educação, hoje avaliado em USD 89,49 bilhões, é parte desse mercado global. Um relatório recente estima que seu valor alcance USD 285 bilhões em 20275, e apresenta tendências a serem observadas nesse emergente mercado.

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TEXTO 02

Para que serve a tecnologia assistiva?

A tecnologia assistiva existe para promover mais inclusão, autonomia e equidade para as pessoas com deficiência. No geral, o objetivo é garantir uma maior qualidade de vida para essas pessoas, fazendo com que existam menos barreiras para realizar atividades cotidianas e do âmbito profissional.

Vale dizer também que as tecnologias assistivas, além de serem essenciais para quem tem uma deficiência permanente, também são bastante úteis para pessoas com deficiências temporárias ou situacionais. 

Para você entender melhor a diferença entre elas, imagine uma pessoa surda. Ela possui uma deficiência permanente. Agora pense em alguém com uma infecção no ouvido, que não consegue ouvir por alguns dias. Essa é uma deficiência temporária. Por fim, imagine uma pessoa que está em um lugar muito barulhento e não consegue entender nada do que está ouvindo. Ela está passando por uma deficiência situacional.

TEXTO 03

As tecnologias assistivas têm um papel fundamental na promoção da inclusão de alunos com deficiência na educação. Ao oferecer acesso à informação, facilitar a comunicação, promover a autonomia e permitir a adaptação curricular, essas tecnologias contribuem para uma educação inclusiva e de qualidade.

No entanto, é essencial enfrentar os desafios associados ao uso das tecnologias assistivas, como garantir o acesso e disponibilidade, capacitar os educadores, respeitar a privacidade e segurança dos alunos, e considerar a acessibilidade universal.

Ao investir em tecnologias assistivas e promover sua utilização eficaz, estamos avançando em direção a uma educação inclusiva e equitativa, que valoriza e respeita a diversidade de cada aluno. É por meio desse compromisso que podemos construir uma sociedade mais inclusiva e igualitária.

(…)

Além disso, os educadores desempenham um papel crucial na individualização do suporte, adaptando as tecnologias assistivas de acordo com as necessidades específicas de cada aluno. Isso requer um processo contínuo de avaliação, acompanhamento e ajuste, visando atender às mudanças nas habilidades e metas de aprendizado dos alunos.

(…)

Em suma, as tecnologias assistivas desempenham um papel transformador na educação inclusiva. Elas oferecem oportunidades de aprendizado igualitárias, adaptadas às necessidades individuais dos alunos com deficiência. No entanto, para alcançar o máximo potencial dessas ferramentas, é necessário um esforço conjunto entre educadores, profissionais especializados e alunos, garantindo a capacitação, a individualização do suporte e a promoção da autonomia. Somente assim poderemos construir um ambiente educacional verdadeiramente inclusivo, onde todos os alunos tenham a oportunidade de aprender, crescer e prosperar. Assim, finalizamos as considerações finais com uma frase do saudoso Paulo Freire: “A inclusão é uma ação de amor, e o amor é o único remédio infalível para a exclusão.”

TEXTO 04

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PROPOSTA DE REDAÇÃO

A partir da leitura dos textos motivadores e dos seus conhecimentos construídos ao longo da sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo na modalidade formal da língua portuguesa sobre o tema “Educação 4.0 e educação especial: desafios e oportunidades para a inclusão na era digital”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize, relacione de forma coesa e coerente, argumentos e fatos para a defesa de seu ponto de vista.

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Karla Gomes

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